Blog Bersaglio

Como estruturar o desenvolvimento do meu e-commerce?

Se você está lendo este post, é provável que tenha uma ideia para desenvolver um E Commerce, a maioria das pessoas abandona sua ideia porque não sabe como convertê-la em realidade.

Ter um e-commerce pode parecer uma tarefa assustadora, no entanto não é, desde que siga um planejamento bem estruturado.

Você precisa considerar os seguintes pontos para criar um Ecommerce de sucesso:

• Pesquisa de mercado;

• Despesas;

• Plataforma ;

• Marketing;

Pesquisa de mercado #1

É muito importante pesquisar antes de avançar com a ideia. Isso ajudará a garantir que você esteja investindo na ideia certa. 

#2 Orçamento

Você pode desenvolver seu e-commerce em diversas plataformas e essa decisão afetará seu orçamento. Quando você tem uma lista de recursos que deseja e uma plataforma decidida, pode abordar os desenvolvedores para obter estimativas, porém há algumas coisas importantes que afetarão seu orçamento:

• Qual plataforma você deseja construir  seu e-Commerce?

• A plataforma escolhida atende seus requisitos nativamente?

• Quais terceiros eu preciso para minha operação? (gateways de pagamento, logística, etc)

Os recursos nativos da plataforma influenciará diretamente o custo de construção do e-commerce e também irá balizar a forma como você evolui.

Você deve ter uma lista de todos os principais recursos que deseja fornecer em sua loja virtual, desta forma conseguirá chegar na resposta de qual solução se encaixa melhor ao seu negócio.

#3 Desenvolvimento

Você precisa contratar um desenvolvedor de e-commerce ou uma Agência de desenvolvimento, de preferência credenciada. Não é necessário encontrar uma agência perto de sua localização, todo trabalho será feito de maneira remota. 

Busque referências do implementador e deixe claro tudo que seu e-commerce necessita, neste momento você não pode pecar por simplificar as coisas, é de suma importância que deixe de forma clara tudo o que necessita na sua loja virtual e que o implementador lhe informe como irá implementar cada requisito.

#4 Marketing

Após o lançamento, o próximo passo é vender, existem muitas formas de ranquear seu e-commerce, e essa estratégia é crucial para comercializar seu produto porque as pessoas devem conhecer sua loja e como ela pode ajudá-las. 

Você pode contratar uma agência especializada neste tipo de assunto, eles vão desenvolver um planejamento para que você esteja bem posicionado em mecanismos de busca, e isso vai ajudar a trazer tráfego para sua loja.

Esses são os primeiros passos que você tem que pensar para ter seu e-commerce e escalar suas vendas.

#ecommerce #Vtex # Vendas